PORTUGAL ELEITO PARA A DIRECÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO
Golden Visa
Tax Benefits
  • Voltar

    PORTUGAL ELEITO PARA A DIRECÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO

    thumbnail

    Portugal foi eleito para o conselho executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), entidade que pertence às Nações Unidas. No acto eleitoral, que decorreu em Bogotá, na Colômbia, o país recebeu 29 de 33 votos possíveis.
    António Pires de Lima, ministro da Economia, diz que o resultado reflecte a “importância que o turismo tem em Portugal" e enaltece o “papel reformador que assumiu em muitas áreas”. “Acho que este ganho de peso institucional por parte de Portugal nos grandes fóruns internacionais de turismo, nomeadamente nesta organização, acaba por ser uma consequência normal daquilo que o turismo vale em Portugal e da força que os empresários do sector têm demonstrado um pouco por todo o mundo", sublinhou o ministro, em declarações à Lusa na Colômbia, onde participou na assembleia-geral da Organização Mundial de Turismo.
    Em comunicado, o Ministério da Economia recorda que entre 2010 e 2014 as receitas do turismo cresceram 37%. Este ano estão a crescer mais 13%. Portugal também captou três vezes mais hóspedes e quatro vezes mais dormidas que Espanha em 2014, tendo um desempenho acima da média dos países do Mediterrâneo e da média europeia.
    “Esta eleição confirma também a importância do trabalho público que tem vindo a ser desenvolvido, designadamente pelo Turismo de Portugal, trabalho que foi alvo de distinção muito recentemente com o Óscar de melhor autoridade pública de turismo da Europa. Recorda-se que essa foi uma das 14 distinções que o nosso país mereceu por ocasião da atribuição recente dos World Travel Awards”, sublinha o ministério.
    António Pires de Lima acredita que a eleição para o conselho executivo da OMT é uma oportunidade para Portugal “aumentar a sua notoriedade como potência turística e poder influenciar, ao nível global, processos de cooperação e de boas práticas no domínio do turismo, de simplificação administrativa e desburocratização, da concessão de vistos de turismo ou do transporte aéreo, entre outras áreas”.
    A OMT é um fórum global que discute políticas do sector do turismo e fornece dados estatísticos sobre o negócio em todo o mundo. Tem 156 países membros. A Assembleia Geral, que está a decorrer em Bogotá até 17 de Setembro, é o órgão máximo da OMT e realiza-se a cada dois anos.

    Fonte: Jornal Público

    15-09-2015