AZULEJOS PORTUGUESES SÃO CONSIDERADOS UNS DOS 12 TESOUROS DA EUROPA
Golden Visa
Tax Benefits
  • Voltar

    AZULEJOS PORTUGUESES SÃO CONSIDERADOS UNS DOS 12 TESOUROS DA EUROPA

    thumbnail

    O jornal americano New York Times considerou os azulejos portugueses um dos 12 tesouros da Europa e símbolo de Portugal. Esta é uma lista de algumas cidades europeias, onde os seus maiores ícones são destacados, entre chapéus, seda e até ate de rua.
    Os típicos azulejos portugueses aparecem como símbolo principal da cidade de Lisboa. "Haverá um país mais azul que Portugal?", é esta a pergunta que o autor do artigo sobre azulejaria nacional e que faz parte da secção de viagens, Seth Sherwoord, faz. Sendo assim, o azul e branco dos nossos azulejos surgem como sinónimo do azul do céu e do mar Atlântico que se juntam ao espírito melancólico do Fado, não esquecendo outras cores muito utilizadas como o amarelo, castanho e verde.
    Espalhados por todo o país, estes azulejos encontram-se em igrejas, castelos, mosteiros, jardins, universidades, entre outros lugares de frequentes visitas. Todos estes trabalhos surgem como forma de embelezar os locais, mostrando através dos seus desenhos vários momentos, como por exemplo: os episódios bíblicos, os santos cristãos, as glórias históricas, cenários idílicos, paisagens marítimas e, principalmente, motivos geométricos.
    Neste artigo, Seth Sherwoord fala também do artista muito aclamado Rafael Bordalo Pinheiro, ilustrador e ceramista do século XIX e que tem as suas obras expostas no British Museum, em Londres (Inglaterra).
    02-09-2015