ESTA SEMANA HÁ CHUVA DE ESTRELAS CADENTES!!!
Golden Visa
Tax Benefits
  • Voltar

    ESTA SEMANA HÁ CHUVA DE ESTRELAS CADENTES!!!

    thumbnail

    Os melhores locais para observar esta chuva de estrelas são os afastados das grandes cidades, para fugir à poluição luminosa e estar num espaço com uma visão mais ampla do céu.
    O fenómeno repete-se todos os anos, neste mês de Agosto, e pode ser observado à vista desarmada. Isto acontece porque a passagem da Terra pela órbita do cometa "Swift-Tuttle" origina as "Perseidas", a chamada "chuva de estrelas cadentes" que atingiu o seu pico na noite passada.
    Como muita gente está de férias e o tempo está bom, Agosto costuma ser um óptimo mês para observar o céu nocturno e as "Perseidas" são um bónus para os admiradores deste fenómeno.  
    "Se o céu se apresentar límpido teremos uma maravilhosa visão do céu. Ver-se-á Saturno (mesmo na constelação de Balança) e as maravilhosas constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor: Lira, Cisne, Águia, Escorpião, etc", isto segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
    Embora as chuvas de meteoros não tenham a mesma intensidade todos os anos, nem sejam vistas da mesma forma em todos os cantos da Terra, o OAL diz que este ano há razões para esperar "um bom espectáculo".  A Lua também vai ajudar, pois estará na fase de Lua Nova.
    De acordo com o OAL, as "Perseidas" são popularmente conhecidas como as "Lágrimas de São Lourenço", em homenagem ao Santo festejado a 10 de Agosto. O seu nome científico deve-se ao ponto do céu de onde parece vir - o radiante -, localizado na constelação de Perseus.
    A IN'S deseja boa sorte na observação das estrelas cadentes e bom espéctaculo!!!
    13-08-2015